Roteiro Alasca: 7 dias no Inverno de Fairbanks

“Hoje tá um frio do Alasca!” Quem já ouviu nem deve ter pensado em passar 7 dias no Inverno do Alasca, mas não se preocupe! Este roteiro de 7 dias oferece uma imersão nas maravilhas únicas deste estado gelado, onde as temperaturas podem despencar para além de -20°C.

Prepare-se para explorar paisagens de tirar o fôlego e vivenciar aventuras emocionantes, desde encontrar o Papai Noel no Polo Norte até rastrear a fascinante Aurora Boreal todas as noites!

Dia 1 | Roteiro Alasca:

Explorando Fairbanks

Placa Love Alaska

Esse roteiro aborda a região de Fairbanks, onde você pode alugar um carro para explorar vários outros pontos na própria cidade ou até 2 horas de carro de distância do centro da cidade.

Inicie seu dia com um brunch delicioso na The Crepery, com pratos deliciosos em um ambiente aconchegante. Experimente o crepe de morango com nutella! E não se preocupe com as calorias, você vai precisar delas pra te dar energia nesse dia de inverno! Aliás, é assim que os ursos fazem né haha. Em seguida, siga para o Love Alaska Sign, situado sobre o rio congelado Chena, aproveite para tirar fotos memoráveis em cima de um rio congelado! Este icônico cenário oferece uma visão única do Alasca no inverno. Mas tenha cuidado aonde pisa! Depois, caminhe até o Moose Antler Arch, feito de enormes galhadas de alce, uma homenagem à abundância de alces na região e à fauna selvagem do Alasca.

Dia 2 | Roteiro Alasca:

Visita ao Polo Norte, a casa do Papai Noel

Reserve seu segundo dia para a experiência única de visitar o Polo Norte. A cidade vizinha de North Pole, com suas ruas iluminadas o ano todo, abriga o “Papai Noel” e é uma celebração constante do espírito natalino. Você pode enviar cartas e selos diretamente do Polo Norte, o local é uma loja de artigos natalinos e o papai noel fica lá aos fins de semana. Aproveite também para ver as Renas do Papai Noel, que ficam ao lado esquerdo da loja de artigos natalinos.

Deixe a noite para poder ir em busca da Aurora Boreal! Assim que escuresse a Aurora já existe a possibilidade de visualiza-la, um bom horário é depois das 21 horas da noite se estendendo por toda madrugada. Porém, opte por digirir para locais mais altos e longe das luzes da cidade. Mais informações sobre a Aurora estarão no final desse post.

Dia 3 | Roteiro Alasca:

Parque Nacional Denali e Magic Bus (Na Natureza Selvagem)

Explore a majestosa beleza do Parque Nacional Denali, lar do pico mais alto da América do Norte, o Denali, com mais de 6.100 metros de altura. A história deste parque é marcada por pioneiros intrépidos que buscaram ouro na região. Faça trilhas (com equipamento apropriado), observe a vida selvagem, incluindo alces, ursos e águias, e aproveite a natureza intocada. Após a aventura, faça uma parada na cervejaria onde o ônibus* do filme “Na Natureza Selvagem (Into the Wild)” está em exibição, uma história inspiradora de busca pela liberdade e aventura no Alasca.

Capa do Filme na Natureza Selvagem (Into the Wild)
Capa do Filme na Natureza Selvagem (Into the Wild)

Após a aventura, faça uma parada na cervejaria onde o ônibus* do filme “Na Natureza Selvagem (Into the Wild)” está em exibição, uma história inspiradora de busca pela liberdade e aventura no Alasca.

“Na Natureza Selvagem” é um filme inspirador, baseado na jornada de Christopher McCandless, um jovem que abandona sua vida convencional para buscar liberdade na natureza selvagem do Alasca. Onde ele eventualmente encontra um antigo ônibus abandonado no Parque Nacional Denali.

Este ônibus, conhecido como “Magic Bus”. O filme retrata a sua busca por autoconhecimento e conexão com a natureza, e os desafios encontrados como a falta de comida, o clima rigoroso e a solidão, contando apenas com sua inteligência e força de vontade para sobreviver.

A história real por trás do filme continua a atrair aventureiros e amantes da natureza para o Alasca, inspirando-os a explorar a vastidão selvagem e a reflexão interior que esse ambiente proporciona.

Magic Bus do Filme Na Natureza Selvagem

Magic Bus usado na gravação do filme na Vida Selvagem – Into the Wild
*Magic Bus na Brewery: O ônibus cinematográfico de “Into the Wild” (Na Vida Selvagem) está em exibição em uma cervejaria. No inverno a cervejaria está fechada então você pode dar um jeitinho, perguntar no comércio ao lado se pode entrar ou visitar em uma outra epoca do ano.

Dia 4 | Roteiro Alasca:

Chena Hot Springs

Relaxe e recarregue suas energias nas Chena Hot Springs, onde você pode mergulhar em águas termais naturais. Essas fontes termais, ricas em minerais, têm uma longa história de cura e relaxamento. Há também um museu de gelo, onde escultores habilidosos criam obras de arte congeladas.

Não se esqueça de levar toalhas, chinelos e cadeados para os armários, ou você precisará comprar lá para guardar seus pertences. O Museu de Gelo é uma opção, mas é cobrado a parte, é um pequeno galpão com esculturas de gelo, ainda mais frio que o ambiente externo para manter as esculturas. Lá também é oferecido um Martini em uma taça de Gelo.

Chena Hot Springs Alasca

Entrada nas fontes termais: $15.
Entrada Museu de Gelo: $15.

Passeio de Snowmobile: $60 por 1h.
Passeio de Dogsledding: $60 por 1h.

No Resort Chena Hot Springs também são oferecidas outras atividades como Snowmobile que é a moto da neve ou Dogsledding que é o trenó puxado pelos cachorros do Alasca (eles são treinados e bem tratados mas optamos por não realizar essa atividade)

Aventure-se em um emocionante passeio de snowmobile pela paisagem do Alasca. Esta atividade emocionante permite que você explore a beleza do inverno alaskano de uma maneira única! A atividade é ainda mais prazerosa se você estiver em um grupo de amigos.

Dia 5 | Roteiro Alasca:

Museu do Norte e Jantar Alascano

Visite o Museu do Norte, na Universidade de Fairbanks! Este museu oferece insights valiosos sobre a história e a cultura da região, desde a era pré-histórica, venda do território do Alasca da Rússia para os Estados Unidos, e até as explorações de petróleo nos dias atuais. Lá você também vai aprender sobre a vida selvagem e os fenômenos que acontecem no Alasca como a formação de Geleiras e da Aurora Boreal.

Ônibus Original de “Into the Wild”: Por motivos de segurança o ônibus original da história do Christopher Mccandless (filme Na Vida Selvagem) foi retirado do Parque Denali e agora está na Universidade de Fairbanks. Os pesquisadores estão trabalhando na restauração do ônibus para uma futura exposição .

Valor do ingresso para o Museu do Norte: $ 15

Aqui você pode encontrar mais informações sobre a restauração do Onibus e sua exibição

Jantar Alascano:

Você não pode perder uma das refeições mais típicas do Alasca! (ah não ser que você não goste de peixe). O famoso “Salmon Bake”, que consiste em salmão fresco assado de diferentes maneiras, muitas vezes acompanhado por diversos acompanhamentos locais. Outra opção é o “Alaskan King Crab”, caranguejo gigante encontrado nas águas do Alasca, frequentemente preparado de maneiras diversas, como caranguejo ao vapor ou grelhado.

Para jantar em Fairbanks, dois lugares populares para experimentar essas delícias são:

The Pump House: Um restaurante que oferece pratos da culinária do Alasca, incluindo salmão fresco e outros frutos do mar, com uma atmosfera histórica à beira do rio.

Alaska Salmon Bake: Este é um evento sazonal que ocorre em alguns lugares, oferecendo uma experiência de jantar ao ar livre com salmão assado e uma variedade de pratos locais típicos do Alasca.

Ou até mesmo algum outro restaurante que sirva bowls com os peixes. Por serem locais e frescos os peixes tem um sabor mais marcante e delicioso.

Dia 6 | Roteiro Alasca:

Geleira Castner Glacier

Realize uma trilha emocionante até a Castner Glacier (cerca de 45min de trilha) e explore suas cavernas de gelo (somente em condições seguras). A entrada da trilha fica cerca de 2h de carro de Fairbanks.

A história geológica do Alasca é fascinante, com glaciares que moldaram a paisagem ao longo de milênios. Tenha água e lanches para a caminhada, e mesmo que esse seja um roteiro do Alasca durante o inverno é sempre bom relembrar: evite essa área durante o verão, quando pode ser perigosa devido ao derretimento do gelo.

Geleira Castner Glacier Alasca

E você sabe como são formadas as Geleiras?
Ao longo milhares de anos em locais onde a neve se acumula mais do que derrete a cada ano, a compactação da neve se transforma em gelo devido à pressão das camadas superiores. Com o tempo, o gelo se torna mais denso e se move devido à gravidade, formando uma geleira.

A Castner Glacier em especial foi formada em cima de uma passagem de água, o que fez com que diferentes rochas e sedimentos se acumulassem na sua formação, trazendo um aspecto único e admirável.

Dia 7 | Roteiro Alasca: Deslocamento até o Alasca

O Alasca fica à pelo menos 800 km do estado mais próximo dos Estados Unidos (Washington State), para chegar até lá dos Estados Unidos é necessário atravessar o Canadá, e os voos não são diretos. Portanto, esse Roteiro no Alasca foi idealizado em 7 dias contando com aproximadamente um dia inteiro de deslocamento, incluindo a chegada e o retorno para o Estado ou país que você se encontra.

Lembre-se: o Alasca no Inverno te espera com grandes aventuras! Por isso é necessário ter um tempo hábil para fazer as coisas com calma e poder descansar também!

Onde Ficar em Fairbanks: Hotéis, Hosteis, Airbnb e Preços

Hotéis:
  • Bridgewater Hotel, Trademark Collection by Wyndham: Hotel 3 estrelas com boa localização no centro da cidade. Quartos confortáveis ​​e café da manhã incluso. Diárias a partir de R$ 411.
  • Best Western Plus Pioneer Park Inn: Hotel 3 estrelas com quartos espaçosos e Wi-Fi gratuito. Localização central, próximo a restaurantes e lojas. Diárias a partir de R$ 431.
  • La Quinta Inn & Suites by Wyndham Fairbanks Airport (eu fiquei, e indico esse)
    Localização: 3400 Airport Way, Fairbanks, AK 99701
    Hotel 3 estrelas com excelente localização próxima ao aeroporto de Fairbanks. Oferece café da manhã incluso, Wi-Fi gratuito, piscina aquecida e academia. Os quartos são espaçosos e confortáveis, ideais para viajantes a negócios ou lazer. Diárias a partir de R$ 431. (Pegamos um quarto para 4 pessoas)
Hostel:
  • Billie’s Backpackers Hostel: Hostel com ambiente amigável e familiar. Oferece quartos privativos e dormitórios, além de cozinha compartilhada e lavanderia. Diárias a partir de R$ 156.
Airbnb:
  • Apartamento no centro da cidade: Acomodação completa com cozinha, sala de estar e quarto. Ideal para famílias ou grupos de amigos. Diárias a partir de R$ 500.
  • Cabana no bosque: Experiência única em meio à natureza. Ideal para quem busca paz e tranquilidade. Diárias a partir de R$ 400.

Para mais informações sobre Hospedagem e outras Atividades:

Outras dicas para o Inverno no Alasca:

Roupas de frio: Use roupas em camadas para enfrentar o frio. Comece com roupas térmicas, adicione uma camada isolante e finalize com um casaco de inverno. Evite jeans, pois são frios e pesados. Lembre-se de levarhand warmers para manter as mãos aquecidas, mas certifique-se de que estejam em contato com o oxigênio para funcionar adequadamente.

Se quiser mais dicas sobre como suportar bauxas temperaturas: Guia Definitivo para Sobreviver ao Inverno no Alasca

Observação da Aurora: A aurora boreal é um espetáculo incrível, mas o horário certo para vê-la pode variar. Alguns dizem que a melhor hora é após a meia-noite, mas muitas vezes ela aparece assim que escurece. Use o aplicativo Aurora Cast para acompanhar o índice KP e ver as melhores chances. Lembre-se de levar cobertores e lanches para longas esperas. Para fotografar a aurora, ajuste as configurações de exposição e ISO em sua câmera, mas esteja ciente de que as baterias podem descarregar rapidamente no frio intenso. Use tripés com bluetooth para fotos do lado de fora do carro.

Saiba como acontece o fenômeno “Aurora Boreal” e mais dicas para conseguir vê-la e tirar boas fotos aqui

Pontos de Observação da Aurora:
Murphy Dome: Fim da Estrada Murphy Dome, AK 99709
Cleary Summit Aurora View: 2315 Fish Creek Rd, Fairbanks, AK 99712

Endereços Visitados nesse Roteiro no Alasca:
Creperia: The Crepery, 523 2nd Ave, Fairbanks, AK 99701
Placa Love Alaska: 1850 Hoselton Rd, Fairbanks, AK 99709
Moose Antler Arch: 101 Dunkel St, Fairbanks, AK 99701
Polo Norte Store: 101 St. Nicholas Drive, North Pole, AK 99705
Pioneer Park: 2300 Airport Way, Fairbanks, AK 99701
Chena Hot Springs: 17600 Chena Hot Springs Rd, Fairbanks, AK 99712
Ônibus “Into the Wild”: Denali’s 49th State Brewing CO – 248 Parks Hwy 5 mile, Healy, AK 99743
Denali National Park: Parks Hwy, Denali National Park and Preserve, AK
Universidade de Fairbanks: 505 S Chandalar, Fairbanks, AK 99775
Museu do Norte: 1962 Yukon Dr, Fairbanks, AK 99775
Castner Glacier: Milepost 217.3, Richardson Hwy, Delta Junction, AK 99737


Para aproveitar ainda mais sua Viagem, assista o vídeo completo desse Roteiro no Alasca no meu canal:

Nesse vídeo você vai ver como foi minha viagem no Alasca! Eu e minhas amigas Au pairs ficamos uma semana no inverno do Alasca com temperaturas diárias de -20ºC, fizemos uma trilha pra uma geleira, fomos em águas termais e ainda vimos a Aurora boreal! E eu conto tudinho no vídeo mostrando como foi. E aí você encararia essa aventura abaixo de zero?
Leia também o nosso Blog e encontre várias dicas pra planejar e curtir ainda mais a sua viagem:

1 thought on “Roteiro Alasca: 7 dias no Inverno de Fairbanks”

  1. Pingback: Como criar conteúdo enquanto viaja: planejamento e organização - Viagens e Intercâmbio

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Todos direitos reservados ©
Scroll to Top